A nossa Vocação
Todos os redentoristas do mundo, nestes quase trezentos anos de história que temos, contam sempre a sua vida a partir da categoria existencial da “Vocação”. Quando, em qualquer tempo e em qualquer continente, alguém disse a um Missionário Redentorista “Fala-me de ti”, o que aconteceu foi que ele começou a narrar a sua “Vocação”. Assim nos entendemos desde que, a 9 de novembro de 1732, começámos a existir numa aldeia pequenina no cimo da Costiera Amalfitana chamada Scala, no antigo Reino de Nápoles.
Eram cinco, nesse dia, numa hospedaria emprestada. Somos cinco mil, hoje, em mais de noventa países.
As palavras também têm um passado, e é bonito sabermos que “Vocação” vem do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”. Vocação é chamamento, apelo, nomeação. Por isso, convida a responsabilidade a dizer “presente”, “eis-me aqui”. Responsabilidade, está bem de ver, também descende diretamente do latim e significa “capacidade para responder” ou “predisposição para dar/tornar-se resposta”.
Este é um dos olhares mais fundantes da mundividência cristã sobre este mistério que é existirmos. Entender a Vida como “Vocação” pertence ao bê-á-bá dos discípulos de Jesus. Desde o imenso âmbito criacional e cósmico, prenhe de admiração, até ao pessoalíssimo âmbito individual e histórico, lugar de tantos desafios, tudo se entende evangelicamente em chave de Vocação. Mais ainda: cremos que Aquele que chama, original e definitivamente (“Alfa e Omega, Princípio e Fim”, na linguagem bíblica), é Amor infinito.
Por isso, chama com um desígnio, tem o propósito da comunhão e do encontro. Não chama ao calhas nem para a errância no acaso. Chama com um fim, para um fim. A responsabilidade, então, é a parte que nos pertence entre o chamamento originante e o propósito culminante. Vocação é palavra expansiva, aberta, arejada e bem iluminada. Por isso, quando nos debruçamos sobre a nossa Identidade (afinal, quem somos?), o nosso Projeto (então, a que nos atiramos?), os nossos Regulamentos (para isso, como nos comportamos?) e as nossas Atividades (vamos, mãos à obra!), o que estamos a fazer é uma descrição da nossa Vocação enquanto CSPR.
A Vocação não é aquilo que queremos ser; a Vocação é aquilo que não podemos deixar de ser. Por chamamento e responsabilidade. Na dinâmica de uma origem que nos dá razão de ser e um propósito que nos dá razão de continuar.
A nossa Vocação não é uma cartilha nem um sistema de ideias, mas uma forma de vida. Melhor: é uma forma de responder à Vida. É a nossa forma de responder à Vida. Por isso é dinâmica, pelo menos tanto quanto a própria Vida! Sem esse dinamismo, a responsabilidade perde vigor e depois desaparece. É muito perigoso dar as coisas importantes por garantidas e terminadas. A nossa Vocação é uma revelação e uma realização constante.
O que se segue é uma pista para todos, uma pista sempre aberta e à procura, mas na direção explícita do chamamento que nos define enquanto Redentoristas.
É a nossa Vocação.
Contatos
Venha fazer-nos uma visita
Agora que já sabe quem somos, gostaríamos de ouvir a sua opinião.
Sede
Creche / Pré-escolar / Escola / CATL
Rua Conselheiro Albuquerque Nº23
6000-161 Castelo Branco
Tel. +(351) 272 323 042
Infantário "O Raposinho"
Creche / Pré-escolar
Rua do Raposinho Nº1
6000-041 Castelo Branco
Tel. +(351) 272 320 559
Redes Sociais
Fique mais perto de nós
Siga-nos nas nossas redes sociais para ficar a par das nossas aventuras!