CONTATOS
Notícias e Agenda

O Halloween, como o conhecemos hoje em dia, é uma grande mistura de tradições, mas para perceber melhor esta tradição o melhor será começar pelo início!

O Halloween surgiu há mais de 2500 anos, no Reino Unido e na Irlanda. O povo Celta que vivia nessa região, de 31 de outubro a 2 de novembro celebrava o fim do verão e o início do inverno. Na crença Celta, o início do inverno trazia coisas muito más – o frio destruía as colheitas, matava as pessoas e animais – e, na véspera do primeiro dia de inverno, acreditava-se que os espíritos regressavam às suas casas e alguns espíritos ruins também saíam e amaldiçoavam as colheitas e as moradas. Para “despistar” as assombrações, o povo Celta adornava suas moradias com coisas horripilantes, para que essas assombrações não entrassem ali. Assim, ossos, esqueletos de animais e abóboras enfeitadas eram utilizados como parte da decoração.

Com o passar dos séculos, algumas tradições foram incorporadas no Cristianismo, em que se celebra no dia 1 de novembro o Dia de Todos os Santos. Logo, houve uma fusão das duas festividades: o dia 31 de outubro transformou-se na véspera do Dia de Todos os Santos, o 1.º de novembro cristão foi mantido e o 2 de novembro virou o Dia de Finados (que é o Dia dos Mortos para várias culturas). A palavra Halloween surgiu apenas nesta altura, pois enquanto tradição Celta era chamada de Festival de SamhainEm inglês, véspera de Dia de Todos os Santos é All Hallow’s Eve que, com o tempo, se transformou na palavra Halloween que conhecemos hoje.

A incorporação de festividades de outras culturas / religiões aconteceu logo no começo da difusão do Cristianismo. Porém, durante a Idade Média, a Inquisição surgiu e foi uma caça às bruxas, literalmente! Dessa maneira, algumas tradições que não eram originalmente cristãs começaram a ser banidas do calendário da Igreja Católica e o Halloween, que já era amplamente difundido, fora mantido com o nome de Dia das Bruxas, como uma forma de lembrar o quanto era ruim aquela celebração. O termo “Dia das Bruxas” não é utilizado pelos povos nativos de língua inglesa e é chamado apenas de Halloween.

A tradição foi espalhada no mundo pelos irlandeses, que, por onde colonizavam, instituíam a tradição.

Os irlandeses também levaram o Halloween para os Estados Unidos e foi nessa altura que surgiu a tradição do Trick or Treat, onde as crianças vão de porta em porta pedir docinhos ou fazer travessuras!

Contatos

Venha fazer-nos uma visita

Agora que já sabe quem somos, gostaríamos de ouvir a sua opinião.

Colégio N. Sra. do Rosário

Creche / Pré-escolar / Escola / CATL

Rua Conselheiro Albuquerque Nº23
6000-161 Castelo Branco

Tel. +(351) 272 323 042

Infantário "O Raposinho"

Creche / Pré-escolar

Rua do Raposinho Nº1
6000-041 Castelo Branco

Tel. +(351) 272 320 559

Redes Sociais

Fique mais perto de nós

Siga-nos nas nossas redes sociais para ficar a par das nossas aventuras!