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Projectos e planos
Raposinho

1-Para lá dos conteúdos abordados nas orientações curriculares e dos objectivos definidos por cada educador, consoante cada nível etário, é elaborado anualmente um projecto com um tema, cuja realização prática está sujeita a alterações e reformulações, de acordo com as necessidades e interesses das crianças, bem como a participação dos pais.

TEMA PARA 2010-2011: "Viagens na nossa Terra"

Fundamentação:

Fundamentação: Com a escolha do Tema “Viagens na nossa Terra”, para este ano lectivo pretendemos que as crianças adquiram alguns conhecimentos sobre o património histórico-cultural, da nossa região, aprendendo a valorizá-lo como algo que nos é muito querido e que temos obrigação de preservar e transmitir.

Levaremos as crianças aos sítios, locais, edifícios, ruas, ruelas…incluindo o Castelo, e outros Monumentos para que possam contactar com o passado e o presente, apreciando esse património que nos foi deixado como herança cultural, e para que nós educadores não nos esqueçamos de dizer às crianças :

« ‘ Menino que ainda passeias pelas ruas, olha à tua volta e repara que muitas coisas existem na tua terra, que não foram feitas agora. Nasceram há muitos anos, fizeram-nas homens que já morreram e dos quais ninguém se lembra. Mas eles trabalharam para ti, para todos os meninos que hão-de suceder-te nos bancos da escola. E tu, como nós todos, deves contribuir para que essa herança não se perca, não seja destruída pelo tempo ou pelos maus tratos dos homens’».

Por Natália Correia Guedes,1980-“Um tesouro para descobrir”

Objectivos Gerais

  • Dar a conhecer às crianças as nossas raízes culturais.
  • Promover riquezas etnográficas da nossa região.
  • Valorizar a cultura popular.
  • Dar noção de passado/presente e sua ligação.
  • Alertar a comunidade para a necessidade de preservar o nosso património histórico-cultural.

Exemplo de algumas actividades a desenvolver:

  • Participação nas Vindimas
  • Dramatização no castelo da cidade: “O Milagre das Rosas”
  • A Lenda de S. Martinho (Sombras Chinesas)
  • Feira do Livro, no Raposinho
  • Fabrico de Filhós, no Raposinho
  • Cantar as Janeiras
  • Mini horta pedagógica
  • Fórum de Artesãos
  • Confecção de bolos de festa
  • Pequena mostra de objectos utilizados nos jogos tradicionais

 

2- PLANO DAS VISITAS DE ESTUDO:

Setembro
Quinta Pedagógica da escola APPACDM (Participação nas Vindimas)
Dino Expo ( Castelo Branco)

Outubro
Ruas e Ruelas da zona antiga da cidade
Castelo e miradouro

Novembro
Marateca (Castanheira)

Janeiro
Aldeamento do idoso em Sernadas de Ródão (Cantar as Janeiras)

Fevereiro
Cancioneiro da Beira Baixa

Março
Jardim do Paço e Parque da cidade

Abril -
Escola Superior Agrária
Vila Viçosa

Maio
Atelier das Emoções (Aveiro )

Nota: As visitas de estudo poderão estar sujeitas a alteração devido a factores condicionais tais como: dificuldades de transporte, indisponibilidade por parte das famílias ou das pessoas da instituição, bem como outros factores externos.

 

3 – EVENTOS:

  • Magusto (12 de Novembro)
  • Festa de Natal ( 15 de Dezembro)
  • Desfile de Carnaval (?)
  • Desfile de Carnaval (?)
  • Um dia com as famílias( data a combinar)
  • Festa de Finalistas
  • Festa da Instituição( 18 de Junho)

 

4 – ESTRATÉGIAS:

  • Investigação e recolha de dados.
  • Reunião com os pais para dar a conhecer o projecto e pedir a sua colaboração na execução do mesmo.
  • Elaborar materiais e actividades de acordo com o projecto para sua concretização e consolidação.
  • Visitas de estudo tendo em vista o seu enriquecimento.
  • Intercâmbio com outras instituições.
  • Envolvimento dos pais e comunidade em diferentes actividades para enriquecimento do tema em estudo.
  • Actividades para comemoração de efemérides e festas.
  • Exposições de fotografias e trabalhos das crianças, para dar a conhecer os trabalhos realizados.
  • Avaliação periódica da acção educativa com todos os agentes intervenientes.
  • Reuniões trimestrais com os pais para avaliação e/ou reformulação do projecto pedagógico.

 

5 – AVALIAÇÃO DO PROJECTO:

A avaliação do nosso projecto é contínua, realiza-se desde do inicio do ano e à medida que a acção vai decorrendo.

É feita diariamente pelo próprio educador, quinzenalmente com os outros educadores e trimestralmente com todo o pessoal interveniente na acção educativa.

Este tipo de avaliação possibilita a reformulação constante do trabalho para uma melhor adequação e melhoria da acção educativa.

Pensamos que o processo de avaliação é de extrema importância em qualquer projecto pelo simples facto que possibilita "ler" e "reler" o que se fez, para repensar o que se vai fazer.

Avaliar exige ainda capacidade de auto – crítica, de trabalho em equipa, de confronto, de objectividade, de rigor, ou seja de profissionalismo.