Música e Drama
A Música e Drama no 1.º Ciclo é integrada e abordada nas quatro áreas do ensino artístico: expressão plástica e educação visual; expressão e educação musical; expressão dramática/teatro; e expressão físico-motora/dança, pelo professor da turma, podendo ser este coadjuvado por um professor especialista.
A Música e Drama faz parte integrante do currículo do ensino básico e contribui para o desenvolvimento dos princípios e valores do currículo e das competências gerais (ME-Deb, 2001): constitui parte significativa do património cultural da humanidade; promove o desenvolvimento integral do indivíduo, pondo em ação capacidades afetivas, cognitivas, cinestésicas e provocando a interação de múltiplas inteligências; mobiliza através da prática, todos os saberes que um indivíduo detém num determinado momento, ajuda-o a desenvolver novos saberes e confere novos significados aos seus conhecimentos; permite afirmar a singularidade de cada um, promovendo e facilitando a sua expressão, podendo tornar-se uma mais-valia para a sociedade; facilita a comunicação entre culturas diferentes e promove a aproximação entre pessoas e os povos; usa como recurso elementos da vivência natural do ser humano (imagens, sons e movimentos) que ele organiza de forma criativa; proporciona ao indivíduo, através do processo criativo, a oportunidade para desenvolver a sua personalidade de forma autónoma e crítica, numa permanente interação com o mundo; é um território de prazer, um espaço de liberdade, de vivência lúdica, capaz de proporcionar afirmação do indivíduo reforçando a sua autoestima e a sua coerência interna, fundamentalmente pela capacidade de realização e consequente reconhecimento pelos seus pares e restante comunidade; constitui um terreno de partilha de sentimentos, emoções e conhecimentos; facilita as interações sociais e culturais constituindo-se como um recurso incontornável para enfrentar as situações de tensão social, nomeadamente as decorrentes dos indivíduos provenientes de culturas diversas; desempenha um papel facilitador no desenvolvimento/integração de pessoas com necessidades educativas especiais; implica uma constante procura e atualização, gerando nos indivíduos a necessidade permanente de formação ao longo da vida.
Assim sendo os alunos devem no ensino básico, vivenciar aprendizagens diversificadas, de acordo com o desenvolvimento das competências artísticas e ao mesmo tempo construir-se como identidade pessoal e social.
O Ministério da Educação no ano letivo de 2006/2007 inseriu no programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades extracurriculares, através do Despacho n.º 12, 591/2006, assim sendo cada escola pode escolher as atividades de enriquecimento curricular sendo a música uma dessas atividades.
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